Exames para saber se você pode ter filhos depois de um tratamento de câncer
30/05/2016

Exames para saber se você pode ter filhos depois de um tratamento de câncer

Quando você está se tratando de um câncer, uma gravidez provavelmente será a última coisa que vai passar pela sua cabeça. Mas isso pode se tornar importante depois. Graças aos avanços da medicina, muitas mulheres conseguem engravidar mesmo depois de passar pelos tratamentos contra o câncer que podem causar a infertilidade. Para saber se há […]

Quando você está se tratando de um câncer, uma gravidez provavelmente será a última coisa que vai passar pela sua cabeça. Mas isso pode se tornar importante depois. Graças aos avanços da medicina, muitas mulheres conseguem engravidar mesmo depois de passar pelos tratamentos contra o câncer que podem causar a infertilidade.
Para saber se há possibilidade de engravidar depois de enfrentar esse tipo de tratamento de câncer, os procedimentos pelos quais você pode passar são:

Análise do histórico – é bem simples, basta responder as perguntas que seu médico fizer durante a consulta. As suas respostas ajudam o médico a fazer uma avaliação do seu caso e a escolher o melhor tipo de tratamento para você.

Ultrassom transvaginal – para fazer esse exame, você deve se deitar em uma maca e apoiar os pés em estribos, mantendo as pernas abertas. O médico vai introduzir na sua vagina uma sonda, coberta de preservativos e lubrificantes. Assim, ele consegue obter imagens dos seus órgãos e procurar miomas, pólipos ou problemas nas trompas. Talvez você sinta um pouco de pressão na região, mas geralmente o exame não causa dor.

Teste de laboratório – dependendo dos resultados da ultrassonografia transvaginal, o médico pode pedir outros exames, como o exame de sangue, para saber se os ovários e tireoide estão funcionando normalmente.

Histerossalpingografia (HSG) – para fazer esse exame, você ficará deitada em uma maca com as pernas abertas. Será colocada no seu últero uma solução de iodo e, em seguida, você fará um raio x da região. O contraste entre o iodo e o raio x permite ao médico ver alterações no últero e nas trompas.

 

Como receber os resultados dos exames de fertilidade

 

Saber que não é mais possível ter filhos pode não ser nada fácil. Antes de fazer os exames para verificar sua fertilidade, tenha certeza que está pronta para o pior cenário. Procurar o apoio da família e do parceiro nesse momento sempre é uma boa ideia.
Se o primeiro resultado não for o esperado, não se desespere. Nem sempre os primeiros exames mostram com precisão se você é fértil ou não. Converse com seu médico sobre a possibilidade e a necessidade de fazer um novo exame.

 

Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

 

Referências