Tumores em células germinativas do ovário
26/06/2017

Tumores em células germinativas do ovário

A maioria dos tumores nas células germinativas do ovário – que são as principais responsáveis pela formação dos óvulos – é benigna. Mas, alguns podem ser cancerosos e fatais. Entretanto, somente 2% dos cânceres de ovário são tumores de células germinativas. Esses tipos de tumores são incomuns, mas são mais frequentes em mulheres jovens ou […]

A maioria dos tumores nas células germinativas do ovário – que são as principais responsáveis pela formação dos óvulos – é benigna. Mas, alguns podem ser cancerosos e fatais. Entretanto, somente 2% dos cânceres de ovário são tumores de células germinativas.

Esses tipos de tumores são incomuns, mas são mais frequentes em mulheres jovens ou adolescentes. Geralmente eles atacam somente um dos ovários e há uma boa chance de cura. O diagnóstico precoce aumenta bastante essa possibilidade.

 

Tipos de tumores em células germinativas de ovário

Existem vários subtipos de tumores de células germinativas de ovário. Os principais são:

Disgerminoma – embora raro, é o tipo mais comum de câncer de celular germinativa do ovário, afetando adolescentes e mulheres jovens. A maioria não se desenvolve e nem se espalha rápido e é tratado com a remoção cirúrgica dos ovários, o que resolve a maior parte dos casos.

Teratoma – pode ser maduro e imaturo. O maduro é mais comum e benigno, pode também ser chamado de cisto dermóide e é retirado cirurgicamente. O imaturo é mais raro e ocorre em mulheres com menos de 18 anos na maior parte das vezes. Quando está no grau 1, ou seja, restrito aos ovários, é tratado com a remoção desses órgãos. Já nos graus 2 e 3 – quando está muito desenvolvido ou já disseminou para outras partes – é tratado com cirurgia e quimioterapia.

Tumores do seio endodérmico e coriocarcinomas – bastante raros, crescem e se espalham rápido. Podem começar no ovário e na placenta e geralmente estão associados a outros tumores. A quimioterapia costuma apresentar bons resultados.

 

Sintomas de tumores nas células germinativas

Nos estágios iniciais dos tumores nas células germinativas, geralmente não há sintomas. Porém, ao se desenvolverem, ocorrem desconfortos confundidos facilmente com outros problemas:

  • Náuseas;
  • Aumento de volume abdominal ou inchaço;
  • Dores abdominais ou pélvicas;
  • Dificuldade de comer, indigestão ou perda de apetite;
  • Necessidade urgente de urinar;
  • Menstruação irregular;
  • Sangramento vaginal, mesmo após a menopausa.

A presença de um ou mais sintomas não significa que você esteja com algum tipo de tumor de célula germinativa de ovário. Mas, procure o seu médico para verificar a origem dos desconfortos o mais breve possível.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências