Como prevenir a infecção urinária de repetição
27/02/2017

Como prevenir a infecção urinária de repetição

A infecção urinária é um problema muito comum e que atinge com mais frequência as mulheres. Apesar disso, deixar de tratá-la pode levar a complicações graves. Se você tiver três ou mais episódios de infecção urinária em um ano – a chamada infecção urinária de repetição –, deve ficar ainda mais atenta, pois isso pode […]

A infecção urinária é um problema muito comum e que atinge com mais frequência as mulheres. Apesar disso, deixar de tratá-la pode levar a complicações graves. Se você tiver três ou mais episódios de infecção urinária em um ano – a chamada infecção urinária de repetição –, deve ficar ainda mais atenta, pois isso pode ser sinal de problemas renais ou distúrbios no trato urinário. É preciso procurar um médico para descobrir o que está causando o problema e fazer o tratamento adequado.

Algumas mudanças de comportamento ajudam a prevenir a infecção urinária de repetição:

Faça a higiene local correta – manter limpa a região da vagina e do ânus é fundamental para diminuir as chances de infecção. Faça isso todos os dias durante o banho. Mas cuidado para não exagerar, pois isso pode causar irritação e favorecer infecções. Não use desodorantes íntimos ou esfoliantes.

Beba água – o líquido ajuda a expulsar as bactérias da bexiga. Beba pelo menos 1,5 litro por dia.

Escolha a calcinha certa – evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor. Prefira calcinhas de algodão, que mantêm a região mais seca, ao contrário das feitas de material sintético.

Troque os absorventes higiênicos com frequência – esse hábito ajuda a evitar a proliferação de bactérias.

Urine depois das relações sexuais – essa medida tem o objetivo de expulsar as bactérias que possivelmente tenham entrado na uretra e na bexiga.

Não segure o xixi – não é aconselhável manter a bexiga cheia por longos períodos.

Passe o papel higiênico na direção certa – limpe sempre de frente para trás, para evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.

Cuide da alimentação – coma bastante vegetais e fibras. Isso ajuda a evitar a prisão de ventre, problema que aumenta o risco de infecção urinária.

 

Sintomas da infecção urinária

Os principais sintomas da infecção urinária são:

  • Ardência e dor ao urinar;
  • Dor na região mais baixa do abdome;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Sangue e mau odor na urina;

Caso perceba esses sinais, procure um médico o quanto antes para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências