Como é a recuperação da cirurgia para retirar o útero, o que você pode ou não fazer
28/11/2016

Como é a recuperação da cirurgia para retirar o útero, o que você pode ou não fazer

Se você vai passar por uma histerectomia, que é a cirurgia para remover o útero ou parte dele para tratar o câncer de colo de útero, você deve se informar sobre como vai ser a sua recuperação: quais os cuidados com os curativos, se pode fazer esforço e até em relação à sua vida sexual. […]

Se você vai passar por uma histerectomia, que é a cirurgia para remover o útero ou parte dele para tratar o câncer de colo de útero, você deve se informar sobre como vai ser a sua recuperação: quais os cuidados com os curativos, se pode fazer esforço e até em relação à sua vida sexual.

Nos primeiros dias depois da cirurgia, é normal, por exemplo, sentir cólicas abdominais. Neste caso, o especialista indicará medicamentos para ajudar a aliviar a dor. Pode ser que você tenha problemas para urinar e sangramento pela vagina por alguns dias.
A constipação intestinal é outro efeito colateral comum após a histerectomia. Além de tomar os remédios prescritos, você pode ajudar a combater o problema incluindo na dieta alimentos ricos em fibra e mantendo-se hidratada.

Mas fique atenta se você tiver alguns sintomas, pois eles não são típicos e podem indicar alguma complicação. Procure um hospital se você tiver os seguintes sintomas:

  • Febre persistente;
  • Vômitos;
  • Dor forte no abdômen que não passa com a medicação prescrita;
  • Inchaço, vermelhidão ou sangramentos na ferida da operação;
  • Muito sangramento (maiores do que os da menstruação normal).

 

Cólicas podem persistir mesmo sem menstruação

 

Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação.

No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente. Se você ainda menstruava, provavelmente vai começar a ter sintomas da menopausa, como ondas de calor e alterações de humor.

Cuidados depois da histerectomia

 

O tempo de recuperação da cirurgia de retirada do útero vai depender do tipo de procedimento que você fez, podendo variar de uma a oito semanas. O médico vai dizer quando você pode voltar ao trabalho e às atividades diárias. Durante a recuperação, é importante tomar alguns cuidados:

  • Curativos – Manter a região da operação limpa, lavando-a com água e sabão de coco ou neutro. Após o banho, secá-la com toalha limpa e seca;
  • Sexo – Peça orientações ao médico antes de reiniciar as relações sexuais;
  • Esforços – Por pelo menos três meses, evite carregar pesos, fazer exercícios e movimentos bruscos.

 

Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

 

Referências