O papel do exame de sangue na detecção de câncer de ovário precoce

O câncer de ovário é considerado o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, já que a maioria dos tumores malignos só surgem em estágio avançado. Por isso, é o câncer ginecológico mais perigoso. Pode surgir em qualquer idade, mas ataca principalmente as mulheres com mais de 40 anos, com tumores que crescem de forma lenta e sintomas que demoram para aparecer.

São três os principais tipos de tumores de ovário:

  • Tumores epiteliais – começam a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário. A maioria dos tumores ovarianos são de células epiteliais.
  • Tumores de células germinativas – começam a partir das células que produzem os óvulos.
  • Tumores estromais – começam a partir de células que formam o ovário e que produzem os hormônios femininos (estrogênio e progesterona).

A maioria desses tumores é benigna e pode ser tratada com a remoção de um dos ovários ou da parte que contém o tumor. Os tumores malignos podem se espalhar em formato de metástase.

 

Como posso descobrir se tenho um desses tumores?

Tem-se falado e pesquisado muito os benefícios de exames de sangue para ajudar no descobrimento da doença com antecedência.

É ideal que você, mulher que tem alto risco de câncer de ovário, faça exames de sangue a cada quatro meses porque pode reduzir a chance de que seja diagnosticada com a doença em estágio avançado. É difícil diagnosticar o câncer porque seus sintomas – dores abdominais, inchaço persistente e dificuldades para comer – também são comuns em outras doenças.

 

Todos os casos podem ser descobertos por meio de exames de sangue?

Os exames podem identificar mudanças nos níveis da substância CA125, produzida por tumores no ovário, revelando até 86% dos casos de câncer. O método criado por cientistas britânicos define, ao monitorar o CA125, o que pode ser considerado como o nível alto da substância para cada mulher, individualmente.

Esse método tem se mostrado duas vezes mais rápido que outros adotados antes, que usavam os mesmos padrões para todas as mulheres. A abordagem também pode ser útil para descobrir outros tipos de câncer, como o de próstata. Até mesmo tumores que se mostraram mais agressivos podem ser descobertos bem antes com o exame, aumentando as chances de sobrevivência da paciente.

 

Referências

Blood tests ‘can find ovarian cancer early’. International Federation of Gynecology and Obstetrics [Internet]. 28 fev 2017 [acessado em: 27 set 2017]. Disponível em: <https://www.figo.org/news/blood-tests-%E2%80%98can-find-ovarian-cancer-early%E2%80%99-0015502>.

Gallagher J. Exame de sangue detecta até 86% de casos de câncer de ovário precocemente. BBC [Internet]. 5 maio 2015 [acessado em: 27 set 2017]. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150505_exame_sangue_cancer_ovario_fn>.

Sobre o Câncer de Ovário. Instituto Oncoguia [Internet]. 29 abr 2015 [acessado em: 27 set 2017]. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/699/144/>.

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC