Entenda o câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero (também conhecido por câncer cervical) é definido por um crescimento descontrolado de células da cérvice uterina. A cérvice é a parte interior estreitada do útero, tem a forma de um cone e liga o útero a vagina. Esse tipo de câncer cresce lentamente. As primeiras alterações ocorrem nas células que revestem a parte externa ou o canal da cérvice, que são detectadas pelo teste de HPV como “células atípicas”.

No início, essas características de lesões pré-cancerosas podem ocorrer temporariamente, como resposta a uma infecção ou irritação do colo do útero. Quando evoluem, assumem características mais definitivas de lesões pré-cancerosas, com probabilidade maior de progredirem para o câncer, caso não tratadas.

Já com a detecção precoce, o câncer de colo do útero é tratável com facilidade. Se não for tratado, quase sempre é fatal. Com o tempo, dissemina-se para o resto do útero e para bexiga, reto e parede abdominal. Ao atingir os linfonodos pélvicos, se formam metástases à distância.

ATENÇÃO! VOCÊ PRECISA SABER DISSO:

O câncer de colo do útero é o tipo mais frequente em mulheres em todo o mundo, depois do câncer de mama: são quase 500 mil novos casos por ano no mundo. Esse dado é ainda mais alarmante, dada a possibilidade da detecção precoce do câncer por meio de inúmeros exames e a vacina contra o HPV, ou seja, esse câncer é 100% prevenível. Por falta de informação e acesso a exames de diagnóstico, muitas mulheres ainda hoje enfrentam a doença e acabam descobrindo já em fase avançada. Por isso, replique a informação para as suas amigas e familiares!

Como é feito o diagnóstico do câncer de colo do útero?

O câncer de colo do útero pode ser diagnosticado por meio de exames laboratoriais e exames diagnósticos. Entenda:

Exames de rastreamento

Existem inúmeros métodos para rastreamento de lesões precursoras de câncer de colo do útero. Entre eles há o papanicolau convencional, amplamente realizado em todo o cenário nacional, e abordagens mais avançadas, com uso de tecnologias que permitem a identificação mais precisa e precoce de pacientes de alto risco para o surgimento de lesões, como o exame de DNA HPV, levando a um ganho em tempo para diagnóstico e eficácia de tratamento. A organização do programa de rastreio é também um processo fundamental para garantir o rastreamento de pacientes elegíveis no momento certo, possibilitando um maior controle do acompanhamento das pacientes e garantindo que todo o público seja auxiliado da maneira correta.

Exames diagnósticos

Colposcopia – a colposcopia é o exame da cérvice banhada com uma solução e uma lente para pesquisar áreas anormais. O teste é utilizado para indicar locais que devem ser biopsiados após um resultado de HPV 16/18 positivo, por exemplo.

Biópsias do colo do útero – a biópsia é feita por meio da retirada de fragmentos de tecido para exame microscópico, permitindo a identificação de áreas pré-cancerosas, cancerosas ou inflamadas.

Estágios do câncer de colo do útero

Se um câncer for detectado, é preciso descobrir seu estágio, o que é feito por exame microscópico de biópsias cirúrgicas e exames de imagem. Os estágios variam de 0, câncer restrito às células de revestimento da cérvice, a IVB, relativo ao câncer disseminado para outras regiões do corpo. A definição do estágio é muito importante para determinar o prognóstico e as opções de tratamento.

Tratamento do câncer de colo do útero

O tratamento feito depende do estágio em que se encontra a doença. Por exemplo, se estiver limitada à cérvice, o tumor pode ser removido por cirurgia ou destruído, usando crioterapia ou laser. Já um câncer cervical, mais invasivo, precisa de cirurgia para retirar os tecidos e órgãos afetados, seguido de radioterapia para destruir células cancerosas remanescentes. Conforme a situação, talvez seja necessário fazer quimioterapia em câncer em fase metastática.

Como cada tumor é um tumor, o tratamento dos cânceres cervicais também são diferentes. É muito importante sempre conversar abertamente com seu médico sobre as suas opções de tratamento.

Referências:

1. Teixeira JC, do Vale DB, Campos CS et al. Organization of cervical cancer screening with DNA–HPV testing impact on early–stage cancer detection: a Population–based demonstration study in a Brazilian city. The Lancet Regional Health-Americas. 2022; 5:100084.

2. Oncoguia. Tratamento para câncer de colo do útero por estágio. Disponível em:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/opcoes-de-tratamento-para-cancer-de-colo-do-utero-por-estagio/6723/285/. Acessado em: 30/11/2022

3. American Society of Clinical Oncology. Cervical Cancer: Types of Treatment. Disponível em: http://www.cancer.net/cancer-types/cervical-cancer/treatment-options. Acesso em: 30/11/2022

Você também pode gostar

Câncer de Colo de Útero

Pós-tratamento do câncer de colo do útero: entenda os exames e cuidados necessários

Após vencer um câncer de colo do útero, é importante saber quais cuidados médicos devem ser mantidos com o fim...
Câncer de Colo de Útero

O câncer do colo do útero no Brasil

O câncer do colo do útero é um dos tipos mais comum entre as mulheres brasileiras. Sua incidência varia de acordo com região no Brasil.
Câncer de Colo de Útero

Mitos e verdades sobre câncer de colo de útero e HPV

O HPV é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, como vulva, vagina, colo do...
Câncer de Colo de Útero

Entenda tudo sobre o exame pélvico

É normal ficar ansiosa ao ter que realizar um exame ginecológico, como também é normal sentir-se envergonhada. Porém, o exame...