Como lidar com a queda de cabelo na quimioterapia?

A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais temidos por pacientes em tratamento quimioterápicos, de acordo com os médicos oncologistas. A queda de cabelos costuma gerar sofrimento e perda de autoestima, especialmente em mulheres. Mas é possível manter uma imagem corporal saudável e amenizar o impacto da perda do cabelo.

O cabelo sempre cai com a quimioterapia? Investigue com seu médico as reações mais comuns ao tipo de droga que você vai receber. Nem todas elas fazem o cabelo cair. Além disso, a resposta de cada organismo ao medicamento também pode variar. Algumas pessoas simplesmente não perdem cabelo. Em outras, os fios ficam apenas mais finos.

Por que os fios de cabelo não resistem à quimioterapia? As drogas que atacam as células cancerígenas também atacam células saudáveis do corpo, como as que formam os fios de cabelo, o que leva à queda. Não só dos fios do couro cabeludo, mas também das axilas e da região pubiana, além de cílios e sobrancelhas.

Em que momento da quimioterapia o cabelo começa a cair? Os fios começam a cair de duas a quatro semanas após o início do tratamento. Você poderá notar mechas de cabelo no travesseiro, na escova de cabelo, no ralo da pia ou do chuveiro. O couro cabeludo pode ficar sensível ao toque e ao sol. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar na cabeça.

Como lidar com a calvície causada pela quimioterapia? A maior parte dos pacientes decide pelo uso de chapéus, perucas ou lenços. Há lojas especializadas na venda destes adereços e grupos de apoio para dar uma força em um momento difícil como esse. O ideal é conversar sobre o tema com alguém de sua confiança e não hesitar em pedir ajuda se julgar necessário.

O cabelo volta a crescer após a quimioterapia? O cabelo volta a crescer de três a seis meses após o término do tratamento quimioterápico. Os primeiros cabelos podem ter textura ou cor diferentes no início, porque ainda estão sob o efeito da droga, mas logo recuperam a vitalidade.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC