Brasileira desconhece relação entre câncer de colo de útero e HPV

Levantamento brasileiro mostra que 83% das mulheres já ouviram falar do HPV (papiloma vírus humano), principal causa do câncer de colo de útero. Dessas mulheres, no entanto, 66% não relacionam o vírus ao desenvolvimento desse câncer. O dado alarmante foi divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), em parceria com o Instituto Ibope. Segundo a pesquisa, 38% das brasileiras desconhecem os fatores de risco para o câncer de colo de útero, e 31% nunca fizeram, ou realizaram apenas uma única vez na vida, o exame ginecológico papanicolau – usado para o diagnóstico do câncer, que deve ser feito anualmente.

O levantamento da ABPTGIC teve como objetivo descobrir qual o nível de informação das brasileiras sobre o câncer de colo de útero. Participaram da pesquisa 700 mulheres de seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife), com idades entre 16 e 55 anos. “No Brasil ainda há o desconhecimento de que esse câncer é uma doença que pode ser prevenida, e que existe uma vacina para ajudar nessa prevenção”, diz Garibalde Mortoza Junior, presidente da ABPTGIC.

Resultados – Os dados mostraram ainda que 17% das brasileiras nunca ouviram falar em HPV e que 14% nunca ouviram falar em papanicolau. “Desconheço um plano de saúde que tenha programa específico para a prevenção do câncer de colo de útero“, diz Mortoza. Entre as mulheres que conhecem a doença, 45% delas acreditam que o câncer afeta mulheres em todas as idades – sua prevalência, na verdade, é entre as mulheres de 40 e 50 anos (38% sabiam dessa informação).

A vacinação, um dos métodos de prevenção mais eficazes contra os tipos 16 e 18 do HPV (responsáveis por 70% dos cânceres), também é conhecida por apenas metade das mulheres. “Cerca de 80% da população mundial entra em contato com o vírus HPV em algum momento da vida. Desses, 90% vão eliminar o vírus espontaneamente do organismo”, diz José Fochi, professor adjunto do Departamento de Ginecologia da Unifesp. Mulheres com um bom sistema imunológico têm, em tese, mais chances de eliminar o vírus do corpo sem maiores danos à saúde.

Para aquelas mulheres que terão mais problemas com o vírus, a vacina se torna, portanto, um importante mecanismo de prevenção. Apesar de ser indicada em bula para mulheres com menos de 30 anos, a vacina pode ajudar na prevenção do câncer em mulheres de quaisquer idades. “Ela é eficiente ao extremo antes do início da vida sexual. Depois disso, a proteção cai, mas ainda está protegendo a mulher”, diz José Fochi.

Brasil – De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 25% das brasileiras têm o vírus do HPV. “Em casos nos quais é eliminado do corpo, o vírus pode ser expulso de maneira lenta. Por isso, é importante salientar que uma mulher que tem o HPV não vai necessariamente ter câncer”, diz Fochi. Segundo o médico, desde 1979, quando houve a primeira notificação, a mortalidade do câncer de colo de útero não sofreu alterações. “Ela é uma reta, não houve melhoras, não se morre menos.”

Um dos principais métodos preventivos, o exame papanicolau é desconhecido por 14% das brasileiras – apenas 53% das mulheres fazem o exame anualmente, a periodicidade indicada. De acordo com Newton Sérgio Carvalho, chefe do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná, a baixa adesão ao tratamento pode ser explicada pelo desconhecimento da importância do exame. “Uma pesquisa recente mostrou ainda que as mulheres relatavam não ter dinheiro para ir até os postos de saúde ou com quem deixar seus filhos durante o exame”, diz.

Outro problema pontual do Brasil é a falta de especialistas laboratoriais. Faltam citologistas, especialista que faz a análise das células colhidas durante o papanicolau, no país. De acordo com José Fochi, um levantamento apontou que seriam necessários aproximadamente 1.300 especialistas para suprir a demanda nacional. “Existem, no entanto, apenas 300 sócios na sociedade de citologia.”

Fonte Brasileira desconhece relação entre câncer de colo de útero e HPV – veja.abril.com.br – Consultado em 17 de março de 2015. Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasileira-desconhece-relacao-entre-cancer-de-colo-de-utero-e-hpv

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC