Você conhece os tipos de câncer de mama?
02/04/2018

Você conhece os tipos de câncer de mama?

Você sabia que existem vários tipos de câncer de mama? Alguns deles podem ser muito raros e, em certos casos, um único tumor na mama pode ser uma combinação desses tipos ou uma mistura de câncer de mama in situ e invasivo. Alguns também podem ser mais agressivos que outros. Conheça um pouco sobre cada […]

Você sabia que existem vários tipos de câncer de mama? Alguns deles podem ser muito raros e, em certos casos, um único tumor na mama pode ser uma combinação desses tipos ou uma mistura de câncer de mama in situ e invasivo. Alguns também podem ser mais agressivos que outros. Conheça um pouco sobre cada um deles abaixo:

Os tipos mais comuns:

  • Carcinoma ductal: é o tipo mais comum de câncer de mama. Também chamado de infiltrante, esse tipo de câncer se forma no revestimento de um ducto de leite dentro da mama. Os dutos carregam o leite materno dos lóbulos, onde é feito, até o mamilo. Pode sofrer metástase se não for tratado corretamente.

O carcinoma ductal pode permanecer dentro dos dutos como um câncer não invasivo (carcinoma ductal in situ) ou pode sair dos ductos (carcinoma ductal invasivo), espalhando-se para outras partes do corpo. Se for não invasivo, é um câncer de mama em fase inicial, que, a princípio, não tem capacidade de desenvolver metástase;

  • Carcinoma lobular: é o segundo tipo mais comum de câncer de mama e está relacionado diretamente ao risco de desenvolvimento de câncer na outra mama e, ainda, ao câncer de ovário. Também apresenta a possibilidade de desenvolver metástase;

Tem início nos lóbulos da mama, onde o leite materno é produzido. Quando brota dos lóbulos, é considerado carcinoma lobular invasivo. Os lóbulos estão conectados aos dutos, que transportam leite materno para o mamilo.

O câncer lobular não invasivo, também chamado de neoplasia lobular, é considerado apenas uma mudança na mama, e não câncer. Nesse caso, as células se parecem com células cancerosas crescendo nos lóbulos das glândulas produtoras de leite, mas não crescem através da parede dos lóbulos.

  • Tecidos conjuntivos: raramente o câncer de mama pode começar no tecido conjuntivo composto de músculos, gordura e vasos sanguíneos. O câncer que começa no tecido conjuntivo é chamado de sarcoma, como o tumor e o angiossarcoma. 

Tipos de câncer de mama menos comuns:

  • Câncer de mama inflamatório:é um tipo raro, que representa 1% a 3% dos cânceres de mama e difere dos outros tipos quanto aos sintomas, prognósticos e tratamento. Na maioria dos casos, o câncer de mama inflamatório já está disseminado no momento do diagnóstico, o que torna mais difícil o tratamento.
  • Doença de Paget:esse tipo de câncer de mama começa nos ductos mamários e se dissemina para a pele do mamilo e para a aréola. É raro, representando 1% dos casos de câncer de mama.
  • Tumor filoide:é um tipo de tumor de mama muito raro, caracterizado pelo surgimento de um nódulo duro de tecido em qualquer parte da mama, em contraste com os carcinomas, que se desenvolvem nos ductos ou lobos.
  • Angiossarcoma:complicação rara desenvolvida por causa de radioterapia. Esse tipo de câncer começa nas células que revestem os vasos sanguíneos ou vasos linfáticos. Raramente ocorre na mama.
  • Câncer de mama no homem: da mesma forma que o câncer de mama nas mulheres, também pode ser desenvolvido por causa de histórico da doença na família, predisposição genética, uso de medicamentos ou níveis hormonais anormais, mas a incidência é baixíssima.

 Existem, ainda, outros tipos de câncer de mama mais raros, como os carcinomas medular, mucinoso e tubular e o tumor filoide maligno. Como nem todos os cânceres de mama são iguais, durante a consulta, o médico irá analisar os resultados de seus exames de imagem para entender os detalhes do seu tumor e escolher o tratamento mais adequado para o seu caso.

 

Referências