Você conhece a técnica da touca gelada?
14/08/2017

Você conhece a técnica da touca gelada?

A perda gradual de fios durante o tratamento quimioterápico é um dos efeitos mais temidos entre as mulheres, de acordo com médicos oncologistas. Junto com a queda de cabelos, perde-se também parte da autoestima. É por esta razão que muitos pesquisadores se dedicam a desenvolver técnicas que possam preservar parte do cabelo. Uma delas é […]

A perda gradual de fios durante o tratamento quimioterápico é um dos efeitos mais temidos entre as mulheres, de acordo com médicos oncologistas. Junto com a queda de cabelos, perde-se também parte da autoestima. É por esta razão que muitos pesquisadores se dedicam a desenvolver técnicas que possam preservar parte do cabelo. Uma delas é a touca gelada.

Os primeiros estudos sobre a técnica da touca gelada mostraram que houve melhora na queda de cabelo em mais da metade das mulheres que lutavam contra o câncer de mama. Em função disso, algumas clínicas quimioterápicas passaram a oferecer a touca gelada.

Como agem – as toucas geladas estreitam os vasos sanguíneos abaixo do couro cabeludo reduzindo a quantidade de química que alcança os folículos do cabelo. A ideia é que se os medicamentos não chegam aos fios, isso aumenta a chance de o cabelo não cair.

O equipamento – As versões mais recentes das toucas geladas usam um sistema de refrigeração de duas peças controlado por um computador, que ajuda a circular um líquido gelado pela cabeça, uma das alternativas no tratamento de câncer e queda de cabelo.

Como usar – as compressas devem começar cerca de meia hora antes do início da quimioterapia, continuar durante todo o processo e ainda persistir após o término da sessão. Deste modo, a touca gelada dificulta que os cabelos caiam na quimioterapia.

Efeitos colaterais – Os efeitos colaterais mais comuns detectados foram dores de cabeça, desconforto no pescoço e no ombro, calafrios e dores no couro cabeludo.

Resultados individualizados – algumas pesquisas sugerem que as pessoas com uma camada de cabelo mais espessa são mais propensas a perder cabelo do que aquelas com uma camada mais fina de cabelo.

Acompanhamento profissional – é importante discutir com seu médico os benefícios, desconfortos e riscos potenciais do uso das toucas geladas. Há alguns modelos disponíveis no mercado para locação e compra. A escolha pode depender do tratamento. 

 

Hábitos que podem ajudar a preservar os fios

  • Evite secadores, toucas quentes e chapinhas;
  • Use xampus suaves e água quase fria;
  • Evite químicas como tinturas;
  • Penteie ou escove os cabelos suavemente.

 

Conteúdos relacionados no site Mulher Consciente

 

Referências