Um cisto no ovário pode virar câncer?

Frequentemente encontrado em mulheres em idade reprodutiva, os cistos no ovário são bolsas cheias de líquido que podem se desenvolver em um ou nos dois ovários. Em geral, eles não têm potencial maligno e alguns ocorrem apenas no período menstrual.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

 

A diferença entre cisto no ovário e tumor

Cisto – é uma bolsa cheia de ar, fluido ou outro material e pode se formar em qualquer parte do corpo. A maioria dos cistos é benigna, embora cânceres possam formar cistos. Os exemplos mais comuns de cistos são os cistos sebáceos, que se localizam abaixo da pele.

Tumor – é uma massa anormal de tecido, que também pode aparecer em qualquer parte do corpo e ser benigno ou maligno.

Se o cisto tiver componentes sólidos, ele deve passar por uma avaliação mais aprofundada. A melhor maneira para fazer isso é com a biópsia, que consiste na retirada cirúrgica de uma amostra do tecido, que será submetido a um estudo em laboratório para definir se é ou não um cisto benigno.

 

Câncer de ovário

Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos cânceres nesse órgão já estão em estágio avançado quando são diagnosticados. Por isso, você deve ficar ainda mais atenta se tiver algum dos seguintes fatores de risco:

  • Idade acima dos 50 anos;
  • Histórias desse tipo de câncer na família.

Informe-se, adote hábitos saudáveis, consulte-se regularmente com seu médico e faça exames periódicos, pois isso ajuda a prevenir a doença e a detectá-la precocemente. Quanto mais cedo o câncer de ovário for descoberto, maiores são as chances de cura.

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências

 

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC