Quais são os sinais de uma infecção por HPV?
13/03/2017

Quais são os sinais de uma infecção por HPV?

Quase todas as pessoas sexualmente ativas no mundo serão infectadas pelo papiloma vírus humano (HPV) em algum momento. Para a maioria, o sistema imunológico conseguirá eliminar o vírus sem que ele cause complicações. Mas para alguns, a infecção pode ser mais agressiva e causar verrugas genitais e até alguns tipos de câncer. Um dos sinais […]

Quase todas as pessoas sexualmente ativas no mundo serão infectadas pelo papiloma vírus humano (HPV) em algum momento. Para a maioria, o sistema imunológico conseguirá eliminar o vírus sem que ele cause complicações. Mas para alguns, a infecção pode ser mais agressiva e causar verrugas genitais e até alguns tipos de câncer.

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca. Se você encontrar qualquer um desses sintomas, deve procurar um especialista imediatamente.

Para os homens, ainda não existe teste de detecção de infecção por HPV. Apenas os sinais, como as verrugas, denunciam a doença. Já para as mulheres, o teste de Papanicolau é uma das melhores formas de detecção. O procedimento simples e rápido pode ser feito durante uma consulta ginecológica e deve ser repetido anualmente.

 

Complicações causadas pelo HPV

A maioria das infecções por HPV não causam nenhum tipo de complicação, mas existe o risco do vírus desencadear o câncer de colo do útero nas mulheres, o câncer de pênis nos homens e câncer anal em ambos. Além disso, os cânceres de vagina, vulva e orofaringe também têm sido associados ao HPV.

Não existe tratamento específico para o HPV, mas as verrugas podem ser tratadas por meio de uso de ácidos e cremes. Além disso, você também deve conversar com seu médico sobre fazer a remoção da verruga com congelamento de nitrogênio, queimando com eletricidade, ou ainda, removendo cirurgicamente.

 

Como se proteger de uma infecção por HPV?

Há dois cuidados que ajudam a diminuir as chances de contaminação por HPV. O primeiro passo é usar preservativos durante as relações sexuais. Isso diminui as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV e outras. Além disso, já é possível toma a vacina contra o HPV disponível em clínicas de vacinação, antes do início da vida sexual.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências