Mioma pode ser perigoso?

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde. Mesmo assim, você deve dar atenção ao problema, pois pode ser necessário tratamento para evitar desconforto e complicações, como anemia.

Os miomas são bastante frequentes, principalmente em mulheres em idade reprodutiva. Muitas vezes não causam sintomas e acabam sendo descobertos acidentalmente pelo médico durante um exame de rotina. Mas, quando aparecem, os sintomas podem incluir:

  • Menstruação por períodos prolongados e com fluxo intenso, o que pode levar à anemia;
  • Cólicas;
  • Sangramento fora de hora (entre uma menstruação e outra);
  • Dores (abdominais, pélvicas e na relação sexual);
  • Problemas urinários.

Se você tem algum desses sintomas, não quer dizer que tenha mioma necessariamente. Mas é preciso procurar um médico, que pode pedir exames de imagem e até biópsia para chegar a um diagnóstico. Há casos em que um tipo de câncer, o sarcoma, pode ser confundido com mioma. No entanto, a incidência de mioma é muito comum nas mulheres, enquanto o sarcoma é raro.

Tratamento de mioma no útero

Miomas geralmente crescem lentamente e tendem a diminuir ou desaparecer após a menopausa. Se você convive com eles e nem percebe, pode não precisar de tratamento. Mas o acompanhamento periódico com o ginecologista é fundamental.

Quando o mioma se desenvolve e causa desconforto, é preciso encontrar o tratamento mais adequado para seu caso, que pode ser:

  • Medicamentos – conseguem controlar o sangramento menstrual, inibem o crescimento dos miomas ou reduzem seu tamanho.
  • Embolização – o nome é complicado, mas a técnica não. O médico introduz um catéter na região da virilha e injeta partículas que impedem a chegada de sangue ao mioma, fazendo com que ele pare de crescer.
  • Cirurgia – geralmente é indicada para os casos em que os sintomas são mais intensos e não foram controlados com medicamentos.

Miomas e gravidez

Miomas uterinos geralmente não interferem na concepção ou na gravidez. No entanto, é possível que alguns miomas – em especial o que está localizado dentro do útero – atrapalhem a fertilidade e aumentem o risco de certas complicações na gestação, como: descolamento de placenta, crescimento do feto, parto prematuro e, em casos mais graves, aborto. Dependendo da situação, os médicos costumam recomendar que os miomas sejam retirados antes de tentar a gravidez.

 

Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

 

Referências

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC