Menopausa: dicas importantes para mulheres que venceram o câncer de mama
06/11/2017

Menopausa: dicas importantes para mulheres que venceram o câncer de mama

A menopausa é o período fisiológico que ocorre após a última menstruação da mulher – em média, entre os 45 e os 55 anos de idade. Qual a relação entre a menopausa e o câncer de mama? A progesterona e o estrogênio – hormônios produzidos pelos ovários durante todo o período fértil da mulher – […]

A menopausa é o período fisiológico que ocorre após a última menstruação da mulher – em média, entre os 45 e os 55 anos de idade.

Qual a relação entre a menopausa e o câncer de mama?

A progesterona e o estrogênio – hormônios produzidos pelos ovários durante todo o período fértil da mulher – estimulam cerca de 60% dos casos de câncer de mama. Ainda que a menopausa reduza consideravelmente a produção dos hormônios femininos, isso não significa que a chance do aparecimento do câncer diminua também quando a mulher entra nessa fase. Na realidade, a maior incidência da doença ocorre após os 40 anos, em um período chamado de perimenopausa.

Quando ficar alerta?

Os efeitos colaterais da menopausa podem variar de mulher para mulher. A reposição hormonal, que é realizada por mais de cinco anos, porém, aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Por esse motivo, é sempre indicado o acompanhamento médico para avaliar cada caso individualmente, entendendo todas as possibilidades de solução. A reposição hormonal pode ocasionar a resposta de tumores, portanto, o recomendável é que a paciente com dúvidas sobre como deve proceder converse com o médico que a acompanha para buscar opções e amenizar os sintomas.

Orientações

Abaixo, algumas recomendações importantes para pessoas com histórico de câncer de mama e que tenham sintomas de menopausa:

  • Evitar o uso de cigarro
  • Limitar o consumo de álcool
  • Ingerir vitamina D e cálcio
  • Manter uma dieta saudável
  • Praticar exercícios físicos regularmente

Também são recomendadas terapias não farmacológicas para sintomas vasomotores (ondas de calor que as mulheres na menopausa sentem), como terapias comportamentais cognitivas, hipnose e acupuntura. Devido ao câncer de mama, é aconselhável que mulheres com sintomas de menopausa não sejam tratadas com reposição hormonal, devendo focar em modificações no estilo de vida. No entanto, a terapia a ser escolhida é individual, baseada nos desejos e objetivos da paciente.

 

Referências

Menopausa e câncer de mama. Batalhadoras.org [Internet]. Acessado em: 22 set 2017. Disponível em: <http://www.batalhadoras.org.br/artigo/151/menopausa-e-cancer-de-mama#.WcqSm2hSzDe>.

New recommendations for menopausal symptoms in breast cancer survivors. International Federation of Gynecology and Obstetrics [Internet]. 31 ago 2017 [acessado em: 22 set 2017]. Disponível em: <https://www.figo.org/news/new-recommendations-menopausal-symptoms-breast-cancer-survivors-0015676>.