Mamografia é fundamental na prevenção do câncer de mama
13/12/2017

Mamografia é fundamental na prevenção do câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama – o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma – afeta 57 mil mulheres por ano no Brasil. A doença representa 28% dos novos casos de câncer que surgem a cada ano. Caso seja identificado em fase inicial, […]

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama – o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma – afeta 57 mil mulheres por ano no Brasil. A doença representa 28% dos novos casos de câncer que surgem a cada ano. Caso seja identificado em fase inicial, o tumor pode ser curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. Para prevenir a doença, a mamografia é considerada um dos procedimentos mais eficazes na detecção precoce do câncer de mama.

Como funciona o exame

A mamografia é um exame de imagem que realiza um raio-X das mamas. Na mamografia digital, os raios X que atravessam a mama alcançam um detector que os transmite a um computador. Já no método tradicional, a imagem é impressa em um filme. Os dois tipos de exame utilizam esses raios na produção da imagem da mama. A diferença está no resultado da captação da imagem, que apresenta uma definição maior no exame digital, permitindo, assim, uma visualização melhor de alterações.

Para que você entenda melhor o exame, dividimos o procedimento em algumas etapas. São elas:

  • Indicação

Em consulta, um ginecologista solicitará o exame, caso veja necessidade, para detectar possíveis tumores de mama.

  • Profissionais

              A mamografia é realizada por um profissional em radiodiagnóstico e quem analisa as imagens     captadas é um médico radiologista, oncologista ou mastologista.

  • Realização

              Durante o exame, a paciente fica de pé ao lado do equipamento. As mamas são, uma a uma, comprimidas firmemente entre duas placas planas, a fim de espalhar o tecido mamário e reduzir a dose de radiação necessária para obter a imagem.

  • Precauções

              Como se trata de um procedimento que pode causar desconforto nas mulheres, a mamografia deve ser evitada no período anterior ou posterior à menstruação, já que as mamas tendem a estar mais sensíveis devido às alterações hormonais. Além disso, é recomendado que a mulher evite o uso de cremes, desodorantes e perfumes próximos às mamas no dia do exame, pois essas substâncias podem prejudicar a captação das imagens.

 

Quando devo iniciar a triagem?

A recomendação brasileira – atualizada em 2015 – estabelece que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame de mamografia a cada dois anos. Isso não significa que apenas pessoas dessa faixa etária precisem ficar atentas. Algumas pessoas podem ter alto risco de desenvolver a patologia antes dos 50 anos se tiverem histórico familiar de câncer de mama, câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino. Nessas circunstâncias, é fundamental que o médico seja informado para que possa fazer uma avaliação do caso em particular e definir que tipo de conduta seguir.

 

Referências

Dia Nacional da Mamografia chama atenção para importância do diagnóstico precoce. Fundação do Câncer [Internet]. 6 fev 2017 [acessado em: 25 set 2017]. Disponível em: <https://www.cancer.org.br/dia-nacional-da-mamografia-chama-atencao-para-importancia-do-diagnostico-precoce/>.

Mamografia com contraste revoluciona diagnóstico de câncer de mama. Fundação do Câncer [Internet]. 10 mar 2017 [acessado em: 25 set 2017]. Disponível em: <https://www.cancer.org.br/mamografia-com-contraste-revoluciona-diagnostico-de-cancer-de-mama/>.

Tipos de câncer: Mama – Detecção Precoce. Instituto Nacional de Câncer [Internet]. Acessado em: 25 set 2017. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/deteccao_precoce>.

Tipos de câncer: Mama. Instituto Nacional de Câncer [Internet]. Acessado em: 25 set 2017. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama>.