Como se alimentar durante a quimioterapia?
15/05/2017

Como se alimentar durante a quimioterapia?

A alimentação saudável e balanceada é um fator importante para o sucesso do tratamento contra o câncer. Mas, muitas vezes a quimioterapia pode diminuir o apetite, alterar o paladar ou até causar náuseas e vômitos. Mas, com alguns cuidados, você pode evitar esses desconfortos e se alimentar bem. Alimentos leves e líquidos – mingau e […]

A alimentação saudável e balanceada é um fator importante para o sucesso do tratamento contra o câncer. Mas, muitas vezes a quimioterapia pode diminuir o apetite, alterar o paladar ou até causar náuseas e vômitos. Mas, com alguns cuidados, você pode evitar esses desconfortos e se alimentar bem.

Alimentos leves e líquidos – mingau e aveia, torradas, biscoitos integrais e bolachas de água e sal podem cair bem, assim como alimentos frios, frutas em pedaços, água de coco, gelatinas, sorvetes e iogurte.

Alimentos quentes e gordurosos – procure evitá-los, assim como frituras, alimentos muito doces, apimentados ou com odores fortes.

Pouco sabor – se os alimentos estão com pouco sabor para você, experimente incrementar a receita com molhos diferentes, como o molho de churrasco, extrato de tomate, mostarda, molho de soja, especiarias, vinagre, vinho. Você também pode incluir na receita queijo, nozes, tiras de presunto ou cebola picada para dar mais sabor ao prato.

Falta de apetite – se o apetite estiver alterado, fracione suas refeições em cinco ou seis pequenos lanches ao longo do dia. Assim, você mantém a alimentação diversificada e completa. Procure beber shakes ou opte por sucos de frutas ou sopas, caso os alimentos sólidos não sejam tão apetitosos. Faça uma caminhada curta antes do almoço para abrir o apetite e evite beber muitos líquidos durante as refeições.

Dicas para contornar as náuseas causadas pela quimioterapia

  • Não se force a comer quando estiver enjoado ou vomitando. Tente beber água. E assim que os sintomas melhorarem volte a comer aos poucos;
  • Peça para alguém preparar as refeições para você, se possível. Assim você evita os enjoos causados pelo cheiro dos alimentos;
  • Se você sentir alterações no paladar e não conseguir sentir o gosto de determinado alimento, troque por outro que tenha vontade de comer;
  • Mantenha-se hidratada! O ideal é ingerir oito copos de água por dia. E no caso de vômito, aumente a quantidade de líquidos.

Não se esqueça de que você pode e deve contar a ajuda da equipe médica que acompanha o tratamento para montar um cardápio e sugerir opções de alimentos mais adequados para você e seu organismo.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências