Como fazer a higiene íntima feminina da forma correta?

A região íntima feminina é uma porta de entrada para bactérias, fungos e vírus que podem causar ardências, irritações, corrimentos, mau cheiro e até doenças. Mas, alguns cuidados simples com a higiene íntima feminina, na hora do banho, de se vestir e em como usar o papel higiênico, podem evitar essas complicações.

A começar pelo banho. Lave a região com bastante água, por cerca de dois minutos, sempre no sentido região vaginal para a anal, para evitar infecções que podem ser causadas por microrganismos presentes nas fezes. Logo após, seque a região com toalha de algodão.

Antes de usar um produto para a higiene íntima veja se ele respeita o pH vaginal (que é ácido). O ideal é usar sabonetes neutros. Evite os que têm fórmulas com perfume, isso pode causar alergias. O mesmo vale para desodorantes íntimos e absorventes perfumados.

Outra dica para a higiene íntima durante o banho é afastar delicadamente os lábios vaginais para limpar os sulcos entre eles. Mas as chamadas duchas íntimas não são indicadas para isso. Ao se limpar com o papel higiênico, sempre faça o movimento no sentido da frente para trás (da vulva para o ânus).

Na hora de se vestir, você também deve estar atenta à sua região íntima. As calcinhas de lycra ou renda impedem a ventilação e criam um ambiente mais propício para que os fungos e bactérias se proliferem. Opte por calcinhas de algodão – que devem ser lavadas com sabão apropriado e secas no sol. Você também deve evitar ficar muito tempo com biquíni molhado.

Os absorventes também impedem a ventilação da região. Por isso, os utilize apenas no período menstrual. E os troque com frequência. Por fim, na hora de se depilar, ao invés de raspar tudo, mantenha os pelos aparados – eles funcionam como barreira natural.

O que a falta de higiene íntima pode causar?

A falta de higiene íntima pode causar dois tipos de infecções vaginais, a candidíase –muito comum nas mulheres, tem como sinal a irritação vaginal, coceira intensa e corrimento branco, e a vaginose bacteriana – tem como sintomas o corrimento branco-acinzentado que pode ou não ter cheiro e a coceira vaginal. Ambas as complicações podem ser tratadas com medicamentos.

 

Conteúdo relacionado no Mulher Consciente

Referências

Você também pode gostar

Dia a Dia com Saúde

Papo Rosa na luta contra o câncer de mama

Há vários anos, o mês de outubro é conhecido por ser o mês de conscientização e diagnóstico precoce do câncer...
Dia a Dia com Saúde

Bate-Papo com a Marie Claire

Neste Outubro Rosa ressaltamos a importância dos laços que estão à nossa volta, como eles podem influenciar positivamente no cuidado...
Dia a Dia com Saúde

Rede de apoio psicológico COVID-19

Sabemos que o momento de pandemia traz à tona diversos tipos de dúvidas, medos e pensamentos sobre como será o...
Dia a Dia com Saúde

Cobertura 5º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer

Daiana Garbin entrevista convidados especiais, no 5º Congresso Todos Juntos Contra O Câncer. Assista tudo que rolou! #MovimentoTJCC