Cicatrizes na mama depois do tratamento contra o câncer

As cicatrizes na mama decorrentes do tratamento de câncer de mama podem abalar a autoestima das mulheres. Entretanto, existem produtos que podem melhorar a aparência das cicatrizes e, conforme o seu caso, a cirurgia também pode ser uma boa opção.

Hidratante – cicatrizes não possuem glândulas sebáceas, que fabricam a oleosidade natural da pele e ajudam na hidratação. A área das cicatrizes perde água continuamente, o que pode afetar a elasticidade e aparência, além de provocar descamação e flacidez. Por isso, o uso contínuo do hidratante pode ajudar bastante.

Fitas de silicone – podem ser aplicadas sobre as marcas das cirurgias para manter um nível contínuo de hidratação. Além disso, a pressão que exercem sobre a pele diminui a tensão na região da cicatriz e faz com que a marca seja menor.

Cremes e sabonetes de glicerina – contribuem para hidratar a pele e deixá-la mais macia. Seu médico também pode receitar pomadas específicas para a região das cicatrizes.

Cirurgia para corrigir cicatrizes nas mamas após o tratamento do câncer

O procedimento cirúrgico corretivo de cicatriz pode melhorar e minimizar a aparência de cicatrizes decorrentes do tratamento contra o câncer. Converse com o médico especialista para alinhar as suas expectativas com os resultados que podem ser alcançados, ou seja, o quanto você pode esperar que a cirurgia atenue suas cicatrizes, tornando-as menos visíveis.

Esse tipo de procedimento costuma levar pouco tempo. Mas o resultado pode variar de acordo com a técnica empregada, o tamanho da cicatriz, a direção dela nas mamas, sua idade, além do tipo e da cor da sua pele. Além disso, é possível que haja formação de queloide, que é uma cicatriz grossa, endurecida e em alto relevo. Isso está relacionado a condições genéticas e demanda tratamentos complementares:

Se após conversar com o seu médico você optar pela cirurgia, siga rigorosamente as recomendações pré-operatórias para diminuir os riscos envolvidos em qualquer cirurgia, bem como as para o período pós-operatório, a fim de alcançar a melhor recuperação possível e não comprometer o resultado.

 

Conteúdo relacionado no site Mulher Consciente

 

Referências

Você também pode gostar

Câncer de Mama

Um olhar sobre o câncer de mama no Brasil

Um estudo com 1.237 pessoas diagnosticadas com esse tumor – mais de 95% delas mulheres – revela os principais desafios...
Câncer de Mama

Jornada da paciente com câncer de mama

Receber o diagnóstico de câncer não é algo fácil. Uma notícia como essa abala nossa vida em todos os âmbitos:...
Câncer de Mama

CUIDADO QUE REFLETE

Acreditamos que o cuidado vai muito além da palavra propriamente dita e impacta nossa vida em inúmeras esferas, principalmente entre...
Câncer de Mama

Diagnóstico precoce e cuidado humanizado

Especialistas falam sobre a importância do cuidado multidisciplinar ao longo da jornada da paciente